Remoção do procedimento
Em técnica de Microcapilar® usadas em cabelos grandes, se a calvície mudar diminuindo o número de cabelos antes da renovação (clareamento) do pigmento que se dá entre 2 e 8 anos, impondo uma situação onde o pigmento ainda esteja escuro e não tenha cabelos para interagir disfarçando a existência de um procedimento e o usuário da técnica pretenda remove-lo para não ficar com pigmento exposto de maneira esteticamente desconfortável, existem no mercado várias técnicas que prometem essa remoção.
A intervenção que poderá fazer esse trabalho com maior eficácia é a remoção a laser, desde que seja realizada por um profissional médico dermatologista autorizado e experiente.
Atualmente temos lasers com tecnologias muito avançadas e modernas que irão fazer esse trabalho com maior eficacia e segurança, a exemplo do laser que se chama “PicoSure”.
Caso você precise deste recurso, pesquise sobre a técnica e entre em contato com um profissional (médico dermatologista) que use a tecnologia para tirar suas dúvidas.
A remoção a laser ou qualquer outra técnica de remoção não é executada em nossa clínica.
Salientamos que é de total responsabilidade do cliente:
- a escolha do profissional que irá realiza-la;
- os gastos na intervenção;
- a escolha da técnica que irá usar na remoção;
- os resultado atingido na intervenção de remoção.
Quanto tempo dura a Micropigmentação Capilar na cabeça? É necessário fazer manutenção?
Sai entre 2 e 8 anos?
Quando citamos de 2 a 8 anos de duração referimos ao tempo que geralmente será necessário fazer manutenção/retoque no procedimento que clareia.
Em técnicas com maior concentração de pigmentos, os procedimentos mais escuros para cabelo maior, o pigmento na derme não irá sair totalmente sem que faça uma remoção, para isso o método mais indicado é o laser.
Se não houver intervenção para remoção, o pigmento vai clareando aos poucos, o que leva a uma mudança na tonalidade da cor.
O clareamento da Micropigmentação Capilar irá depender de alguns fatores relacionadas aos hábitos e características de cada indivíduo (incidência de sol, oleosidade, idade, técnica usada, etc.), portanto não poderemos ser preciso quanto à durabilidade do procedimento.
Quando o pigmento começar a mudar a tonalidade pelo clareamento com o passar do tempo, seria a hora de fazer uma manutenção. Se o usuário da técnica pretender continuar a usar a Microcapilar®, após o clareamento promovido pelo tempo, será necessário realizar uma manutenção para escurecer e renovar o pigmento da Microcapilar®.
Em procedimentos da técnica Fundo Suave Interativo, Cabelo Raspado e Fundo Suave Homogêneo isso geralmente acontece em média de 3 anos após a realização.
Vale lembrar que o pigmento geralmente não sai de uma só vez e nem sai totalmente. Esse prazo de 2 à 8 anos se refere a uma data que ele estará clareando de forma gradativa, na maioria das vezes deixando o procedimento com uma cor artificial e necessitando de uma manutenção. Não conte com a saída total desse pigmento nesse prazo, após vários anos e mesmo depois do prazo estimado para manutenção provavelmente ainda haverá resíduos de pigmentos em sua derme, o prazo mencionada só serve como uma referência para uma possível necessidade de refazer a técnica devido ao clareamento dele, sendo a hora de fazer a manutenção.
Na técnica Fundo Suave Interativo, após clarear, em alguns casos irá permitir uma adaptação do corte de cabelo (mais baixo) para poder prolongar o uso e dessa forma adiando a data de manutenção. Essa adaptação poderá corrigir um aspecto artificial de contraste entre o cabelo mais escuro e o pigmento que clareou.
Para retirar pigmento antes que ele clareie naturalmente, será necessário a intervenção de alguma técnica de remoção, a exemplo do laser (conforme citado acima).
Dependendo da técnica de Micropigmentação Capilar usada o pigmento poderá sair quase que totalmente com o passar dos anos. Na técnica Cabelo Raspado e Fio-a-Fio 3D ele irá clarear mais. Nas técnicas para cabelo maior ele irá demorar mais para sair. Na técnica Fundo Denso, caso não se pretenda renovar o procedimento realizando a manutenção (escurecimento) certamente ele não sairá totalmente de forma natural antes de aproximadamente 15 a 20 anos, sem que haja remoção com laser.
Sobre o Clareamento do Pigmento em Técnicas onde se usa o Cabelo Maior (Cortado na Tesoura)
O clareamento do pigmento acontece devido a vários fatores.
Na maioria dos casos esse clareamento está diretamente relacionados à atividades fisiológicas da derme.
Os principais motivos de clareamento são:
- Técnica de Microcapilar usada;
- Profundidade e concentração de pigmento depositado;
- Derme do couro cabeludo espessa ou fibrosada (grossa), muito visto em quem fez transplante capilar;
- Oleosidade na região do couro cabeludo (atividade das glândulas sebáceas);
- Incidência de sol na cabeça (raio ultra violeta);
- Uso prolongado de loções (Minoxidil ou similar), de cosméticos ou qualquer produto químicos de uso tópico na região do couro cabeludo;
- Dermatite, seborreia, micoses, caspas ou qualquer hiperatividade na derme do couro cabeludo;
- Em indivíduos mais novos esse clareamento pode ser mais rápido ocasionada pela renovação dérmica que é mais intensa.
A falta de sol também poderá dar ao procedimento uma tonalidade acinzentada devido à interferência da cor muito branca da derme sobre o pigmento.
O ideal é que você não prive totalmente a pele do couro cabeludo do sol, conforme será orientado nos “Cuidados Pós” que é enviado para cada cliente que faz o procedimento.
Em alguns casos esse clareamento poderá se dar de maneira precoce (antes dos dois anos) ocasionado por algum dos fatores citados acima, resultando em um aspecto desbotado, dando a impressão de acinzentado ou estar mudando de cor.
Caso o clareamento aconteça, impondo uma situação esteticamente desconfortável, o usuário da técnica poderá optar por fazer a manutenção para escurecer o procedimento ou procurar um profissional (médico dermatologista) que faça a remoção a laser.
Em indivíduos que fizeram transplante capilar antes de fazer a Microcapilar®, principalmente nos transplantes que deixaram a derme mais espessa, grossa (fibrosada) e clara (aspecto esbranquiçado) o clareamento é percebido com mais intensidade e precocidade.
A clínica ajuda e auxilia orientando mas não se responsabiliza por procedimentos que clareiem de maneira precoce ocasionando a mudança de cor, visto que, essa mudança é ocasionada por fatores fisiológicos e particulares da rotina e hábitos de cada individuo. Somente iremos intervir nessa hora, caso sejamos solicitado para fazer a manutenção que escureça o pigmento, onde será agendada uma nova sessão que será cobrada conforme a tabela de preços da clínica.
Mudando a cor dos cabelos com tintura
Casos onde se mude radicalmente a cor dos cabelos através de tintura (tinta de cabelo), poderá resultar em um contraste entre o procedimento e a cor dos cabelos.
Justamente para evitar erro ou descuido na hora de pintar os cabelo, será informado na ficha preenchida no dia do procedimento sobre a cor usada no dia e a cor ideal para se usar o procedimento.
A cor dos cabelos, resultante da tintura, poderá variar em tonalidade, porém, mudanças radicais poderão resultar em um contraste desfavorável (ex.: mudar de castanho escuro para louro).